sexta-feira, 6 de maio de 2022

Território Sirius Teatro celebra 22 anos de história com ‘Monólogo das Sombras’


O Território Sirius Teatro celebra 22 anos de história com a montagem do “Monólogo das Sombras”, encenação autobiográfica do ator e diretor Fabio Vidal, com estreia prevista para junho de 2022, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA).


Antecedendo o espetáculo, uma série de atividades preparatórias possibilitará ao público o acompanhamento do processo criativo por meio de palestras, oficinas, ensaios abertos e apresentações das performances “Fragmentos das Sombras” e “Sombras entre o mau e o mal”. 


Às segundas-feiras de maio, um ciclo de palestras on-line será realizado com participação de profissionais de diferentes áreas das artes cênicas, psicologia e medicina, que tratará de temas sobre a construção do espetáculo.


A primeira ação será realizada no dia 9 de maio, às 19h, com a palestra “Neurociências e os caminhos da recuperação”, ministrada pelo professor e doutor em Neurologia e Neurociências Nildo Ribeiro, e transmitida pelo canal do grupo no YouTube (www.youtube.com/TerritorioSirius) e perfil no Instagram (www.instagram.com/siriusterritorio).


As próximas edições abordarão temas, como “Teatro de Sombras”, com Alexandre Fávero, no dia 16 de maio; “O silêncio das Sombras”, com Ana C. F. Santos, no dia 23 de maio; e “As poéticas e estéticas tecnológicas digitais nas Artes Cênicas”, com Ivani Santana, no dia 30 de maio. 


Seguindo a programação, as oficinas “Técnicas de Teatro de Sombra”, com Alexandre Fávero, e “Autobiografia Cênica – Contação de suas Histórias”, ministrada por Fábio Vidal, abrirão inscrições e as datas das performances e ensaios abertos serão divulgadas ao público.


O projeto é uma realização do Território Sirius Teatro, com produção da Multi Planejamento Cultural e apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.


O ESPETÁCULO


Monólogo das Sombras é o oitavo trabalho desenvolvido pela metodologia de pesquisa e prática teatral de Fabio Vidal, junto ao Território Sirius Teatro, que conta em seu repertório com encenações como “Seu Bomfim”, “Eterno Rêtorno-ERê”, “Velôsidade Máxima 1, 2 e 3”, “Casa Número Nada”, “Sebastião”, “Joelma” e “Caetanear/Velôsidades”.


A narrativa autobiográfica do ator e diretor, Fabio Vidal, revela uma experiência vivida na década de 1990, quando foi acometido pela Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença autoimune que atinge o sistema nervoso e que em cinco dias levou o ator à falência corporal.


A encenação feita por Vidal levanta questões de políticas públicas, que refletem as desigualdades entre a saúde pública e a privada no país além de uma reflexão sobre a fragilidade da vida diante das doenças e o simbolismo como o afeto, o respeito, a dignidade e o cuidado.


SERVIÇO

Monólogo das Sombras – Ciclo de palestras

9 de maio:  “Neurociências e os caminhos da recuperação”, com Nildo Ribeiro;

16 de maio: “Teatro de Sombras”, com Alexandre Fávero;

23 de maio: “O silêncio das Sombras”, com Ana Santos;

30 de maio: “As poéticas e estéticas tecnológicas digitais nas Artes Cênicas”, com Ivani Santana;

Horário: 19h

Transmissão: YouTube (https://www.youtube.com/TerritorioSirius) e  Instagram (https://www.instagram.com/siriusterritorio)

Precisa de um orçamento?

CONTATO